Esta é das mais recentes Freguesias Odemirenses, a par de Boavista dos Pinheiros. A Freguesia Longueira/Almograve foi criada em 2001, desanexada da Freguesia de S. Salvador.
Os primeiros esforços para a criação desta nova Freguesia surgiram em 1996, altura em que foi criada uma comissão promotora.
Inclui as localidades de Longueira, Cruzamento do Almograve e Almograve, localidade sede da nova Freguesia.

 

Estas localidades são muitíssimo recentes, há cem anos, elas não existiam, os nomes relacionavam-se com montes isolados. Em 1911, o Almograve tinha 7 fogos, numa população de 20 pessoas, a Longueira não passava de um simples monte, nas decadas seguintes, a região atraiu novos moradores. Os primeiros registos da Longueira datam de 1960, contava então com 37 fogos e 108 pessoas e o Almograve com 78 fogos e 177 pessoas, só a partir dessa data e beneficiando do alcatroamento da estrada para Odemira é que se desenvolveu o Cruzamento do Almograve. (Dados gentilmente cedidos pelo Exm.º Senhor Professor Quaresma).

A sua área estende-se entre o mar e a margem sul do rio Mira (a jusante de Odemira), dominando assim a paisagem, a charneca e o vale do rio. A sua costa oferece bonitas praias encaixadas nas falésias e com extensos areais, como a Praia das Furnas (junto da foz do Mira), a própria praia do Almograve, a praia da Foz ou a praia do Brejo Largo.

Ao nível económico, a Freguesia depende da agricultura, da pecuária, da pesca (existe perto do Almograve o porto de pesca de Lapa de Pombas) e do turismo (sobretudo no Verão).